O Ricardo, respondeu-me ao post do Quim Barreiros desta forma educada e corente, como tal, e embora não concorde com tudo, tenho o dever de colocar aqui o comentário dele.
Porque acho que ele merece expor a sua forma de pensar e estar, e porque este blog não existe para que todos digam amén ao que Eu Acho.
B.Ju
Querida Ju:
Leio o seu blog à meses, na verdade à mais de um ano, e nunca comento.
Sou paneleiro, e como paneleiro que sou, esta não podia deixar passar.
O que o senhor Quim Barreiros escreve, diz ou canta pouco ou nenhum interesse tem, aí estamos de acordo.
O que tem interesse é a luta que um grupo de pessoas (e antes delas uma outra série de outros grupos, os negros, as mulheres, etc; e depois destes muitos outros virão) tem tido ao longo das últimas décadas (para ser modesto) por direitos iguais.
A luta resume-se: OS HOMOSSEXUAIS SÃO IGUAIS AOS HETEROSSEXUAIS. se existe diferença é a mesma que existe entre uma mulher gorda e outra magra, entre um loiro e um moreno, entre um judeu e um cristão, entre um preto e um branco, entre um jogador de futebol e uma menina com trissomia 21.
Se o Quim Barreiros ou outra pessoa qualquer bradasse ao mundo uma música onde gracejava de bom humor com uma menina mongolóide, ou com um negro, ou com um judeu, o mundo caia-lhe em cima. Certo?
Pois, gracejar com homossexuais não é diferente. Gracejar com homossexuais, é destruir uma luta de décadas. é estigmatizar, é dizer que é permitido achar a homossexualidade algo defeituoso, gozável, ridículo.
Numa altura em que se luta, em que uma enorme quantidade de gente luta por ser respeitada, por poder sair à rua e acarinhar o seu parceiro ou parceira de forma descomplexada, numa altura em que milhares de indivíduos sofrem no seu próprio pais, vitimas de abusos verbais e físicos apenas porque amam alguém do mesmo sexo. Numa altura em que se luta para que ser 'paneleiro' deixe de ser conotado com algo negativo, ou gozavél, acha mesmo, que este tipo de cantigas, as do Quim Barreiros, ou outro, são ingénuos e relaxadas?
Os homossexuais, e os heterossexuais que tem amigos homossexuais, são SIM sensíveis e este tipo de 'ingénuas' provocações. São sensíveis porque estão fartos de serrem conotados com algo negativo, estão fartos que ser 'maricas', 'florzinha', 'paneleirote' seja motivo de vergonha. /
Não sei se vê a série GLEE - eu não vejo - mas independentemente disso deixo-lhe este pequeno vídeo, para sublinhar o que digo:
http://www.youtube.com/watch?v=cRSbuW_fjig/
Lamento se não aceitar este comentário. Não foi escrito com ódio, ou com o intuito de provocar, mas com vontade de esclarecer e explicar.
8 comentários:
Um beijo Grande Ricardo!!
E com certeza que não serão os Quim Barreiros desta vida que nos farão deixar de amar, gostar e respeitar os nossos amigos sejam eles o que forem,com as preferencias , taras e manias que os tornam tão unicos e aos nossos olhos tão especiais....
BJ
Ju gostei deste Sr. Ricardo, pelo menos do comentario dele eu gostei!
E acho que pela primeira vez li a palavra paneleiro sem a habitualconotação negativa!
Biju da Cáca e Bom fim-de-semana para todos
esta criatura é louca....e precisa de ajuda URGENTE
Acho que quem esta a precisar de ajuda urgente és tu "anónimo"!
Parabens Sr. Ricardo, gostei de ler o comentario
Parabéns Ricardo, estamos contigo na luta pela igualdade!
É uma vergonha em pleno século XXI, ainda termos de estar a lutar por coisas tão básicas! Não percebo onde esta a diferença, para mim não há qualquer diferença! O que me mete nojo são aquelas familias que vão em bando a igreja do Campo Grande só porque acham que é CHIC, e depois, todos tem podres para esconder! Esses sim devia ter vergonha na cara!!!
Um grande beijo, para ti Ricardo.
Não podia concordar mais com o comentário do Ricardo.
kiss
Olá a todos, desde já as minhas desculpas à Ju, o comentário não ser curto mas vai ser grosso.
Esta história dos homossexuais, faz correr muita tinta e muita polémica, mas pergunto eu PORQUÊ? PORQUE DE RAIOS? Oh meus amigos, por acaso vêem os heterossexuais a fazer tanto barulho por nada... sim porque é nada... cada um é como é, eu também sou loira de nascença e oiço muita coisa parva todos os dias, infelizmente herdei as mamas grandes da minha mãe (e não fiquei indignadas porque o termo é mesmo este MAMAS)e por isso oiço as maiores barbaridades todo o santo dia e não ando para aí a queixar-me. Assumir aquilo que somos é a verdadeira resposta ao vossos problemas, que por sua vez só são problemas porque socialmente vocês querem ser diferentes, lutam por uma igualdade, mas são os homossexuais que se dão ao papel de diferentes. E que tal andarem de cara levantada, seguirem com a vida em frente com as vossas opções e não darem importância aos que os outros dizem, pensam ou agem. Não me digam que a vida social em Portugal não está adaptada há existencia da homossexualidade, sempre houve e sempre vai existir é biológico. Quem tanto aclama o Sec. XXI devia de pensar que realmente ao fim de tantos séculos (DC Claro!!! porque os humanos e a terra e os bichinhos existiam antes de AC) já era tempo de se deixarem de incomodar com os Homossexuais e não "paneleiros" com se auto-intitula o autor do texto (que mais uma vez alimenta as diferenças)e pensar nos verdadeiros problemas que a sociedade em geral enfrenta actualmente, ...noticias frescas... a vida não gira em torno dos homossexuais.
E para terminar a minha sogra chama-se TERESA e nunca a vi dizer mal da música que é bastante explicita quanto ao sexo oral - Chupa Teresa ... lala... chupa Teresa em gelado gostoso de framboesa.
Mais uma vez desculpem a frontalidade, mas entendo que há coisas mais importantes na vida.
Ana Fernandes
Tao e quando ele fala da teresa "Chupa teresa" todas as teresas deviam revoltar-se? e qd é do pito da maria? as maria's tambem se deviam revoltar?
Isso é o estilo de musica dele, ele pega num assunto e ironiza. Quando o mister gay andou ai a cantar ngm se ofendeu, nao sei p k o filme agr.
Enviar um comentário