28.5.10

Quim Barreiros em guerra com a comunidade gay... só me faltava esta!

"O Zezinho paneleiro... casou com o Manuel das Tricas; convidaram a família, os amigos e os maricas." Estes são alguns dos versos da canção que Quim Barreiros escreveu a propósito do casamento homossexual e que estão a causar mal-estar junto da comunidade gay."

Fonte: Vidas



O que eu não entendo é : tirando os palavrões que acho desnecessários, temos todos de estar de acordo com o casamento gay?
Não se pode brincar com a situação porquê?
Os homossexuais são mais sensiveis é... não sabia, pensei que fossem seres humanos normais, iguais a qualquer um de nós  e que como tal estão expostos a críticas pelos mais variadíssimos motivos. Porque têm de ser diferentes se lutam tanto contra a discriminação?
O Quim Barreiros, tem uma música a dizer que quer mamar as tetas da cabritinha, e não vi nenhuma associação de proteção aos animais vir reclamar... e tem aquela do bacalhau e tal, e nem por isso os bacalhoeiros fizeram greve.
Eu acho que cada tem direito à sua opção sexual, mas tb acho que vivemos num país democrático, as críticas são saudáveis e vindas do Quim Barreiros... pel'amor de Deus!
Dá até a impressão que aproveitam toda a porcaria para reafirmarem direitos e deveres.
É caso para dizer, e se se deixassem de paneleirices, não era melhor para todos?

7 comentários:

Ricardo disse...

Querida Ju:

Leio o seu blog à meses, na verdade à mais de um ano, e nunca comento.
Sou paneleiro, e como paneleiro que sou, esta não podia deixar passar.

O que o senhor Quim Barreiros escreve, diz ou canta pouco ou nenhum interesse tem, aí estamos de acordo.
O que tem interesse é a luta que um grupo de pessoas (e antes delas uma outra série de outros grupos, os negros, as mulheres, etc; e depois destes muitos outros virão) tem tido ao longo das últimas décadas (para ser modesto) por direitos iguais.

A luta resume-se: OS HOMOSSEXUAIS SÃO IGUAIS AOS HETEROSSEXUAIS. se existe diferença é a mesma que existe entre uma mulher gorda e outra magra, entre um loiro e um moreno, entre um judeu e um cristão, entre um preto e um branco, entre um jogador de futebol e uma menina com trissomia 21.

Se o Quim Barreiros ou outra pessoa qualquer bradasse ao mundo uma música onde gracejava de bom humor com uma menina mongolóide, ou com um negro, ou com um judeu, o mundo caia-lhe em cima. Certo?

Pois, gracejar com homossexuais não é diferente. Gracejar com homossexuais, é destruir uma luta de décadas. é estigmatizar, é dizer que é permitido achar a homossexualidade algo defeituoso, gozável, ridículo.

Numa altura em que se luta, em que uma enorme quantidade de gente luta por ser respeitada, por poder sair à rua e acarinhar o seu parceiro ou parceira de forma descomplexada, numa altura em que milhares de indivíduos sofrem no seu próprio pais, vitimas de abusos verbais e físicos apenas porque amam alguém do mesmo sexo. Numa altura em que se luta para que ser 'paneleiro' deixe de ser conotado com algo negativo, ou gozavél, acha mesmo, que este tipo de cantigas, as do Quim Barreiros, ou outro, são ingénuos e relaxadas?

Os homossexuais, e os heterossexuais que tem amigos homossexuais, são SIM sensíveis e este tipo de 'ingénuas' provocações. São sensíveis porque estão fartos de serrem conotados com algo negativo, estão fartos que ser 'maricas', 'florzinha', 'paneleirote' seja motivo de vergonha.

Não sei se vê a série GLEE - eu não vejo - mas independentemente disso deixo-lhe este pequeno vídeo, para sublinhar o que digo:

http://www.youtube.com/watch?v=cRSbuW_fjig


Lamento se não aceitar este comentário. Não foi escrito com ódio, ou com o intuito de provocar, mas com vontade de esclarecer e explicar.

Anónimo disse...

Concordo e assino em baixo! No fundo no fundo continuam a achar-se diferentes e isso só os prejudica. Eu acho imnsa piada ao Quim Barreiros ou não fosse eu também uma cabrinha das montanhas ;)

Ju disse...

Ricardo, bem haja pela sua educação.

Eu acho que um homossexual, gay, paneleiro o que lhe quiserem chamar, é um ser igualzinho a mim.
E acho também, que podemos brincar sim, e não é achincalhar, é brincar com alguma situação mais caricata...
Eu arrsico-me a dizer para pararem de lutar, essa luta confirma-os como desiguais, e não são!

Eu posso dizer que dos amigos que tenho que vivem juntos, e fazem vida de casados, são das pessoas mais discretas, educadas e corentes que conheço, arrisco-me a dizer que o são, pq a opção deles não passa pela aprovação do vizinho do lado, mas sim pela realização pessoal de cada um.

Agora, se aparece uma Filipa de castro a dizer que tem uma vagina perfeita, ou tanta gente que "estraga" aquilo que vcs chamam de luta, e que eu chamo de respeito.
Mas como em tudo na vida, Temos de respeitar para sermos respeitados.

Por isso eu respeito o teu comentário, é muito válido sim e de certa forma fez-me ver as coisas de uma outra forma.
Eu estou muito à vontade com as opções dos outros, brinco e tenho uma má língua desgraçada, mas não passa disso mesmo.

Se o que escrevi te ofendeu, peço sinceramente desculpas.

Mnemósine disse...

Apesar de perceber a argumentação do Ricardo, no primeiro comentário, não posso deixar de pensar que o Quim Barreiros é um idiota e deve ser encarado como tal. Não lhe estarão a dar demasiada importância? É que não é uma pessoa importante ou com uma posição privilegiada que está a dizer estas coisas.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Jú, uma pessoade quem gosto muito nasceu por engano da natureza com um pénis. Neste momento já tem uma vagina. Mostrou-ma. Porque sou uma cusca e quis ver. É perfeita... se não te disser que teve ali um pénis tu não vais saber de maneira nenhuma.
Isto é um àparte ebora també ache que a aceitação da homossexualidade passa por se fazer brincadeiras destas por exemplo em músicas que aligeiram a coisa e até fazem ver os mais cépticos que afinal não vem mal ao mundo mas posso estar errada na minha apreciação.

Marcia P. disse...

Jú,
Acho que vc pegou pesado e quando escreve "opção sexual" está totalmente errada. Ninguém opta por ser, descobre-se e depois orienta-se. Tenho um conhecido que é homossexual e detesta quando dizem "opção sexual".
Estou com o Ricardo e assino em baixo!
Bjs

Ju disse...

provocação, o problema não está aí, para mim está no alarido que as pessoas fazem à volta disto.
Todos têm o direito de concordar ou não, e todos temos o direito de brincar e porque não gozar um bocado...
Quem nunca teve vontade de gozar com aquela criatura que se chama José Alberto? (castelo branco)
Não podem levar as coisas tão a peito, existem bichas que estão ali para ser gozadas... tal como a mulher do Augustos foi ao casamento da filha com o laço na cabeça, se pôs a jeito para ser gozada...