11.5.10

Num país onde a grande maioria gosta de se encostar, onde todos se "pelam" por um feriadito, surge uma indignação geral pela tolerancia de ponto dada pela vinda do Santo Padre...

As ruas cortadas são para segurança do Santo Padre e para nossa segurança também, não esqueçamos que ele é um chefe de estado, e como tal tem... toda a segurança inerente a uma visita de estado.

Eu vou com a minha família à missa do Terreiro do Paço, eu sinto-me segura e confio nas nossas forças de segurança, eu quero escutar as palavras do Santo Padre, um homem de uma inteligência e cultura invulgares.

É uma pena que nem todos façam uso daquela coisa maravilhosa com que Deus nos presenteou e se chama cérebro.

Porque, rebelar-se porque sim... ou dizer mal porque é giro... a mim dá-me vergonha.

26 comentários:

Sandra Oliveira disse...

Ju, há simplesmente quem não acredite em deus.

Sandra Silva disse...

Concordo plenamente. Eu tambem vou.

Miss Star Pink disse...

Ju,
é pena o estado não se lembrar de um pequeno, mas grande pormenor: O facto de ser laico. Por acaso quando esteve cá o Dalai Lama ouve este aparato todo? Respeito a tua fé, aliás cada um tem, ou não tem a sua. Não concordo é com a quantia exorbitante que o estado vai gastar (o país está muito jeitoso para isso) com a tolerância de ponto. Eu sou funcionária pública e nesse dia queria continuar no meu posto de trabalho, onde até tenho muito que fazer, e não ter que ficar em casa porque o Bento vem cá.

Cor do Sol disse...

É pena que a tolerância seja só para alguns, que muita gente está a usar dias de férias para o ver e outras (a maior parte) que tem direito (os cidadãos de primeira) vai fazer fim de semana prolongado. Eu fui convidada para uma das audiências em Fátima com ele e não vou, não vou porque tenho que trabalhar. O meu patrão deixava-me ir, mas eu vou manter a minha posição, faço parte dos que não têm direito.

Faz de Conta disse...

Assino por baixo. Mas infelizmente, nem todos pensam assim ou melhor, nem todos "pensam"-

Mlo disse...

Subscrevo a minha querida JU! Cada vez gosto mais do teu blog :P

Anónimo disse...

É verdade que há por aí muito menino que se pela por feriaditos e pontes. Mas também é bom não esquecer aqueles que passam o tempo a apregoar que neste país não se trabalha mas agora, como era para receber o seu lider espiritual, aplaudiram entusiasticamente a borla dada pelo governo. Um bocado contraditório e talvez um pouco hipócrita, não?
Quanto às medidas de segurança enfim... até parece que estavam à espera de um atentado da Al-Qaeda. Alguém imagina quanto custa cada hora de voo dos helicópteros da FA fazem o controlo do espaço aéreo das zonas onde ele está?
E o nosso estado é de uma hipócrisia mesmo miserável. Quando Sua Santidade o Dalai Lama cá esteve, encolheram-se todos aos ditames dos ditadores de Pequim e ele não foi recebido por nenhuma personalidade importante do estado, uma vergonha.
Mas o que mais gosto é de ouvir os católicos clamarem das "perseguições" de que estão a ser vitimas. Eles que se impuseram pela intolerância e perseguiram até à extinção os pagãos e aqueles a quem chamavam de hereges e transformaram pela força em católicos, judeus e muçulmanos.
Para finalizar, deixe que lhe diga que homens inteligente e cultos também o foram o frei Leonardo Boff ou o teólogo alemão Hans Kung. Mas a esses, porque tomaram o partido dos pobres e deserdados, a igreja ordenou que se calassem.
As minhas desculpas se a minha sinceridade ofendeu os seus sentimentos de católica, não foi essa a minha intenção.

Violet disse...

Não podia concordar mais!

Unknown disse...

Hmm, eu não costumo comentar, mas até acho piada a esta celeuma papal.

Miss Star Pink, o estado é laico no exercício dos seus poderes, ou seja, por exemplo na aprovação dos decretos lei, o estado não usa valores religiosos para definir o rumo da nação. Nunca viu uma lei a discriminar valores budistas em prol de cristãos ou vice-versa...

Já o País...não é laico coisa nenhuma. É um país maioritariamente Cristão e com tradições católicas bem enraizadas em milhares de pessoas por esse Portugal fora...

Quanto ao dinheiro gasto, se não é crente...veja-o como uma forma de o governo tentar agradar ao povo para conseguir mais votos. Mas se quer mesmo entrar pelo dinheiro do Estado, garanto-lhe que são gastas maiores quantias de formas bem piores, debaixo do seu nariz, e sem que repare...e apesar de tudo isso, o PS continua no Governo.

Anónimo disse...

Bom, eu sou Ateu. Fui educado nos mais estritos ensinamentos católicos e estava destinado a ser monge.

Nada tenho contra os verdadeiros católicos que seguem a doutrina e cumprem os que lhes é pedido.

Tenho sim muito contra os mansos que se dizem católicos e aproveitam o feriado e a ponte para ir para o Algarve e contra o Estado que devería permanecer laico (sobretudo este que é de esquerda) e faz tudo para cair na graça dos eleitores.

Cada um de um nós tem a sua fé e e os seus princípios. Cada um de nós é de diferente dos demais. E isso é bom.

Mas o importante mesmo é que cada um de nós se mantenha fiel e probo naquilo que faz. Mais depressa perdoo aqueles que erram ao defenderem aquilo em que acreditam do que aqueles que se encostam a quem tem poder para ficar bem. Seja esse poder a Igreja católica, o partido Socialista, ou qualuqeer outra coisa...

Marcia P. disse...

Jú,
Quem não concorda com o ponto facultativo, então, que vá trabalhar na mesma.
Não pude ir à Lisboa, mas ví pela televisão. Sou católica, respeito todas as religiões e não concordo em usarem a visita do Papa, para alguns frustrados descarregarem suas mazelas.

Patricia Alexandre disse...

Concordo com a Miss Star Pink quer dizer a nossa Constituição diz que o Estado Portugês é Laico. Ora segundo a Infopedia esta palavra significa "... que não é religioso".
Portanto se o Estado Portugês não é religioso, não segue nenhuma doutrina religiosa, então porque é que raio é que o Estado dá tolerância aos seus funcionários???
A vinda do Dalai Lama a Portugal, em que o mesmo não foi recebido nem pelo Presidente da República e nem pelo 1º Ministro... E nem sequer teve honras de Estado...
Então somos um Estado Laico ou não?
Se é Laico terá de agir com todas as religiões de igual modo e não umas em detrimento das outras, certo?
Este Pais não anda para a frente...

Patricia Alexandre disse...

Carlos se o Pais é religioso (que concordo sim...mas o POVO é cristão) porque é que mandaram retirar as cruzes cristãs das instituições publicas???????
É laico segundo a constituição por isso todo e qualquer membro de uma religião seja ela qual for terá de ser recebido com pompa e circunstancia...

Anónimo disse...

A igreja de deus nao tem homens a serem tratados como reis. a mim perturba.me o primitivismo de olhar para um comum mortal, ainda por cima que esteve em tempos comprometido com o nazismo, como um deus!Quanto à sua cultura, mais nao se esperaria dele afinal a igreja continua a ser a depositária do saber e da cultura.

Celeste disse...

Eu só sei que antigamente era um custo para arranjar um lugar sentado na igreja lá do meu Credo natal, e agora é largueza total!

Anyway... eu cá tenho é azar porque aqui na (tua) terra da sopa da pedra dia 13 de Maio calha no feriado municipal.

:)

Beiji***

Ana Rita disse...

o Terreiro do Paço esteve apinhadinho, que eu estive lá e sou testemunha! o Estado é laico, mas não podemos esquecer as raízes cristãs. se acharam importante permitir o casamento dos homossexuais, que são uma minoria, porque têm esse direito, acho perfeitamente normal que deixem os católicos, que são uma grande maioria (como tive a felicidade de presenciar ontem) ver o seu pastor.

quanto à produtividade do país, não sei como tanta gente ganhou consciência disso com a vinda do Papa e não se recordam quando fazem greve! é que com a ultima greve dos transportes foi por um "triz" que consegui vir trabalhar... não só não produziram, como impossibilitaram muita gente de produzir!

por isso, deixem-nos lá viver a nossa fé em paz...

o Dalai Lama não teve tanto aparato, pois, se calhar não tem tantos seguidores, não causa tanta "mossa".

nem toda a gente tem a sorte de trabalhar na função pública e ter tolerância de ponto... grande parte das pessoas tiveram mesmo de gastar alguns dos preciosos dias de férias para poderem assistir à Santa Missa.

E acreditem que valeu a pena!

Ana Rita disse...

e já agora, o Papa é um chefe de Estado, logo, tem de ser recebido pelos nossos governantes com toda a pompa e circunstância (tem é uns fãs a mais que os outros que nos têm visitado!)

Anónimo disse...

Ju eu adoro este seu fundamentalismo religisoso mas fica-lhe mal. Eu tive uma educação católica, MAS por diversas razões fui-me afastando desta igreja que a meu ver em nada dignifica o ser humano. Não cativa as pessoas, não ajuda os pobres nem os desvalidos( essa sim a verdadeira mensagem de Cristo )e pior camufla casos horrendos de abusos sexuais. Para seu grande espanto digo-lhe que eu até gostava muito do anterior Papa porque me pareceu dos poucos verdadeiramente preocupados com os problemas mundiais e com as pessoas. Era um político do bem e do Homem na sua verdadeira plenitude. Um humanista. Agora este Papa Ju sinceramente não me convence, não lhe vejo vontade nem capacidade para mudar o que quer que seja para melhor. Acredite que não me rebelo porque é giro ou porque fica bem, pelo menos da minha parte garanto-lhe que não é isso, de todo. As misericórdias têm feito algum bem é verdade e honra lhes seja feita mas talvez o sejam assim porque estão mais afastadas da absurda e CHOCANTE riqueza com que vive o Vaticano. Uma vergonha! Jesus andava ao lado dos leprosos, das prostitutas etc etc, enfim não me vou alongar mais mas queria que percebesse o meu ponto de vista porque senti-me visada no mau sentido por este post. Bjinhos cabris.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Não é por ser chefe de estado que o país levou com este aparato todo, vêm cá muitos e nunca se faz tanto sururu. Um país democrata não tem de desacelerar porque um líder religioso se desloca ao mesmo. Por isto é que estamos atrasados, excesso de feriados religiosos, falta de compromisso humano. Pousem os olhos mais a norte na Europa e depois mais a sul. E depois façam um leve exercício a ponderar porque é que nuns o protestantismo levou a uma melhoria da condição humana e, noutros a religião temente levou a uma estagnação da evolução individual. Basta olhar.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

E quando dizem "nem todos pensam" meus caros, aí é que se enganam, se há coisa que não sou é acéfala, penso muito para chegar às conclusões que chego, quem se guia precisamente pela ausência de pensamento individual é a religião (seja ela qual fôr) portanto isso nem é argumento.

Ju disse...

Eu sei que todos vós têm a vossa razão, e vocês sabem que nem todos pensamos da mesma forma.
Eu respeito muito as pessoas e a sua forma de estar, o facto de brincar aqui no blogue e ser uma má língua do caraças, vcs sabem que isso não passa de uma grande brincadeira e de um desopilar de fígado.
longe de mim achar que a provocação não pensa... alé de bastante inteligente, basta ler a forma como escreve no seu blogue, tenho muitoa consideração por ti piquena!|
O que na realidade se passa é que eu exponho os factos à minha maneira, e da maneira que eu acho que está certo, é claro que tenho de chocar com imensas pessoas que não acham o mesmo que eu!
Mas eu continuo a achar que estou certa :)
E se alguma barreira havia com este papa, ele deitou-a completamente abaixo com a homilia de ontem.
Sou católica apostólica romana, acredito em Deus, tenho uma Fé imensa, e a minha Paz, Alegria e Tranquilidade vêm do Amor que tenho por Ele e que Ele tem por mim.
Sou uma grande maluca, nunca pensem que sou uma paroquiana tipo beata, mas tenho esta Fé comigo e peço todos os dias a Deus para a manter, porque me ajuda tanto a viver e a conquistar os mesu momentos de felicidade.
Um Beijo no vosso coração e fiquem com Deus

Anónimo disse...

Completamente de acordo.

Maria

Anónimo disse...

Posso às vezes não concordar com o que dizes (raramente) mas ADORO a forma despretensiosa como falas... :)

Beijinhos

Ana Guimarães

Rebecca disse...

Respeito todas as opiniões e todas as religiões! Cada um com a sua fé... mas eu optei por ir na terça-feira para a baixa distribuir preservativos!!!
Preservativos ao Papa NAZI!!!

Este Blogue precisa de um nome disse...

Concordo contigo, Ju.

Ana Rita disse...

então mas eu pensava que tinham ido distribuir preservativos na terça-feira de forma a informar as pessoas acerca dos perigos das D.S.T. afinal foi para o Papa?!? não me parece que ele precise, mas é atencioso é.