20.6.10

Estou fartinha do Saramago e ainda agora morreu...


Nunca gostei do Saramago.
É óbvio que também não gosto dele agora que morreu.
Declarou que Portugal devia de ser uma província espanhola.
Sempre disse que não se sentia português.
Disse em diversas entrevistas que não se sentia bem em Portugal.
Ofendeu milhares de católicos quando escreveu que Deus era um filho da puta, o facto de ser ateu não lhe dava esse direito.
Era arrogante, inoportuno e mal educado.
Segundo as estatísticas, 89% dos portugueses nunca leram uma obra dele até ao fim, nem mesmo os pseudo intelectuais que aparecem por aí agora.
A única coisa em que realmente foi coerente ao longo da  vida, foi ser comunista. Também lhe dava jeito.
Como eu detesto hipocrisias...
Ganhou um prémio Nobel.
Que lhe tenha feito bom proveito, porque eu...
Nunca gostei do Saramago.

18 comentários:

Anónimo disse...

Tanta coisa a dizer...
Nunca gostei muito do estilo literário dele, tentei ler alguma coisa até por curiosidade profissional mas desistia em menos de nada, mas mesmo assim valorizo o seu espiríto combativo, frontal, COERENTE, sabe Ju ele nunca gostou muito de Portugal porque se deve ter sentido ostracizado, até culturalmente, porque foi preciso um reconhecimento estrangeiro para que o vissem de outra forma, àparte do seu estilo literário que muitos poderão não gostar, ele era um Humanista, uma pessoa do bem parece-me, era comunista sim mas sempre coerente, tomara a muitos políticos serem como ele, quanto a Deus identifixo-me muito com os seus pensares, àparte certos exageros mas no fundo ele tinha razão Ju, que Deus é este que castiga?? Que a Bíblia diz que castiga??? que é vingativo e rancoroso?? Se calhar Ju ele era mais "católico" do que muitos que vomitam religião e são uns merdas, não fazem nada pelo seu semelhante ( falo em termos gerais como é óbvio ) também há pessoas da Igreja que são seres Humanistas e preocupados com os outros, enfim há de tudo mas Saramago foi uma pessoa marcante, fiel a si próprio, nunca lambeu botas a ninguém e defendeu uma ideia que a mim me faz sorrir porque essa tal União Ibérica de que ele falava, no fundo traz a verdadeira raíz do nosso berço, ou já se esqueceram que Leão e Castela eram unidos?? E na situação actual deste país tomara a Ju ser espanhola e dizer olé aos Reis , eu não me importava nada, e com isto não quero dizer que não gosto do meu país, mas custa-me ver no lodo em que estamos. Isto tudo para dizer que compreendo Saramago, posso discordar de algumas coisas mas compreendo-o muito bem. Bj espero não ser censurada ;)

Teresa I. disse...

Concordo contigo. "Pessoalmente" (apesar de nunca o ter conhecido) também não "engraçava" com ele. Mas lá que foi um escritor genial, lá isso foi. Já li várias obras dele (até ao fim ;)) e de facto foi um escritor brilhante. Por causa desta minha antipatia, só comecei a lê-lo quando publicou as intermitências da morte. Muito a contragosto, fiquei completamente rendida e lá tive que dar a mão à palmatória e começar a comprar outros livros dele. Não tenho jeito para escrever coisas bonitas e muito elaboradas acerca da escrita dele, mas gostava, porque de facto foi um escritor muito especial.

Ju disse...

Cabrinha, nunca ng foi aqui censurado por discordar comigo.
Nunca.
São sempre censurados os que vêm aqui para ofender...
No teu caso, serias incapaz de me ofender pq és educada e inteligente, por isso fica a tua opinião.
Beiju e boa semana de trabalho.

Ju disse...

Teresa, nunca consegui ler um livro dele até ao fim, e olha que eu adoro ler.
Não ponho em questão o seu valor enquanto escritor, é um Nobel...
Enquanto ser humano, na minha opinião não valia nada.

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Também acho que Portugal devia ser mais coeso com Espanha, não sei se ser uma província mas pelo fazer o que os integrantes do benelux entenderam que a união faz a força. Também não me sinto portuguesa nem sei o que é isso de "sentir-se português". Também não me sinto bem em Portugal. Também sou arrogante, inoportuna e mal-educada se fôr preciso. Já li obras dele até ao fim, dumas gostei doutras não. E também sou contra a ideia de um deus castigador e contra uma série de coisas que ele acusou quanto a mim com muita coragem. Defendeu sempre os trabalhadores dos novos ricos pretensiosos e nem vejo no jeito que isso lhe tenha dado, tinha ganho mais se se tivesse calado ao longo da vida que ao ter sido fiel às suas convicções. Podemos-lhe chamar muita coisa, hipócrita não vejo onde...

Morreu, discordo de algumas das suas posições mas acho que morreu um homem sério.

Armanda Barbosa disse...

mas pk raio é que dizem "no estado em que o pais está deviamos unir-nos a espanha?" é que sou só eu que vejo o telejornal e vejo que a espanha está tao mal como nós????

Ju disse...

Ção,
Nunca o achei hipócrita.
Não sei que Deus é esse que vcs conhecem... o meu Deus, aquele para quem eu rezo, aquele me ouve, que ralha comigo, que me abaça tb, não é um Deus castigador.
Sabes que a bola chega até ti, consoante a força com que a mandaste à parede, assim é tb a vida. Não culpes Deus.
Eu sinto-me tão portuguesa!
Adoro este país, adoro Lisboa e a minha Santarém natal.

Que culpa tem Portugal, do que os políticos fazem?

B.JU

Ju disse...

Verdinha, eu de Espanha só quero o toureiro lindo, digo-lhe dois ou tres olés e ponho-o a andar...

Espanha está de rastos, e ainda por cima tem a ETA, não sei pq raios esta gente quer ser espanhola.

Brida disse...

Admiro a sua frontalidade. ;)

José Estorninho disse...

Parecia eu que estava a adivinhar.

Saramago era ateu, é verdade, mas era um autêntico cristão. E digo cristão no sentido em que ele era um verdadeiro apaixonado pela personagem de Jesus Cristo. Alguma vez leste o Evangelho Segundo Jesus Cristo? Aposto que não, mas devias. Ele era um apaixonado por Jesus Cristo, mas pela sua dimensão humana, coisa que aos crentes, pelos vistos não interessa nada. A sua dimensão divina não passa de invenção de mentes perturbadas pela não compreensão do sentido da vida e pela busca do remédio milagroso para as suas misérias. Atrevo-me até a afirmar que Saramago era mais cristão (na assunção mais pura da palavra) que a maior parte dos cristãos.

Saramago não é fácil de ler, mas não é por falta de pontuação. Só é necessário conseguir apanhar a ponta à meada, apanhar-lhe o ritmo, depois é sempre a aviar. O primeiro livro dele que li foi o Memorial do Convento, um verdadeiro monumento literário.
Dizes que ofendeu os católicos. Para já esta tua afirmação é um bocado sectária. Porque não dizes que ofendeu os crentes, ou o catolicismo é a verdadeira religião e todos os outros são hereges?

Não acuses os outros de serem os maus, afinal não foram eles que disseram: «Não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer a paz, mas a espada. Porque vim separar o filho do seu pai, a filha da sua mãe e a nora da sua sogra; de tal modo que os inimigos do homem serão os seus familiares» (Mateus 10,34-36). É este o Cristo, que elege os inimigos da humanidade como seus familiares e, ao mesmo tempo, se diz redentor da humanidade?

Disse que deus era um filho da puta? Tens a certeza? É que não compreendo como alguém pode insultar algo que não existe. Agora que certas partes da Biblia são manuais de maus costumes, nisso estou de acordo com ele. É que, para uma religião que se diz de paz, há demasiados apelos à vingança divina e mortes a mais (uma vez tentei contá-las mas eram demasiados e desisti rapidamente)

Já li vários livros do Saramago, por isso não me incluas da percentagem que citaste. E tu, já leste algum livro dele? Não? Então lê. Pode ser que então possamos ter uma conversa mais civilizada sobre Saramago.

Desculpa que te diga mas este teu post é o exemplo de até onde pode chegar a intolerância católica para quem não pensa como vocês. Para muitos de vocês o que era bom era acabar com todos os ateus, hereges e outros "inimigos" da ICAR, a verdadeira igreja da verdadeira religião. A Santa Inquisição faz muita falta, não faz? Que ricas fogueiras se podiam fazer nos santos populares.

Fiquei triste com este post e mais triste fiquei por o ter comentado.

Bj

Ju disse...

Olha José não tens de ficar triste, sou coerente em tudo na minha vida.
Não gosto do Saramago, não gosto da escrita dele.
Posso?
Também não gosto da escrita do Camilo José Cela, mas já gosto do Umberto Eco.Já li livros de todos eles, ou pensas que eu por estar ligada à moda só leio a Vogue?
Não me venhas com histórias de religião ou partidos, eu não respeito um homem que não sabia respeitar.
Terás de ficar triste com milhares de portugueses, porque ontem, aquele funeral foi um comício do partido comunista.
E milhares não gostam, nunca gostaram e nunca leram Saramago!

Ju disse...

E deixa lá Deus em Paz...
Não te preocupes com ele, que ele preocupa-se contigo.

Mané disse...

Concordo com o post da Jú completamente! Não gosto de quem não gosta de nós! Mas que povo somos nós se não gostarmos de nós mesmos? Temos bons profissionais em todas as áreas, gente motivadora e empenhada, gente inteligente em todas as áreas e que têm dado provas disso mesmo. Portugal é um excelente páis os portugueses são gente do melhor que há, com bom coração, temos locais lindos, temos...tudo. Temos equipas que se motivam e empenham facilmente pelas mais diversas causas, somos empreendedores quando somos chamados par o que quer que seja! Pessoal...temos de reagir...Temos maus gestores? Temos, com certeza! Maus políticos? Também. Mas também sabemos que errámos muito num passado recente e que agora é andar para a frente e dar a volta por cima. Ânimo, Portugueses! Temos tanto para nos orgulharmos, GRAÇAS A DEUS!

Anónimo disse...

Jú, eu nunca li nada dele, mas admirava-o e identifico-me com ele, porque também não acredito em Deus. E confesso que me senti orgulhosa quando ele ganhou o prémio nobel. Digam o que disserem, levou o nome de Portugal a todo o mundo e é reconhecido mundialmente.

Maria

Mi disse...

Eu gostava muito de Saramago. Do homem e do escritor. E, sinceramente, envergonho-me com essa percentagem que deste, que acredito ser verdadeira. Se calhar o último livro da Fátima Lopes toda a gente leu. Mas Saramago muito poucos... Isso diz muito sobre o povo português.

Miss Dreams disse...

Sabes o que te digo? aplaudo de pé cada palavra, pois conseguiste transcrever tudo aquilo que eu também já tinha pensado e ainda não tinha conseguido dizer!

Mlo disse...

ó JU, porque é que não aceitaste o meu comentário?!

Ju disse...

MLO, não aceitei?
hum... vou ver, eu não rejeito comentários, só ofensivos, e teu não será ofensivo.